Diante da ameaça da tríplice epidemia, causada pelos vírus da dengue, zika e chikungunya em todo Brasil, o secretário municipal de saúde José de Pinho, esteve reunido com profissionais da saúde e secretários municipais do município de Afonso Cunha, para debater e apresentar as diretrizes de um plano municipal de intensificação das ações de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor destas doenças.

A reunião, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), na UBSF, o secretário alertou para a necessidade de ser priorizado o controle e a prevenção dos índices de infestação no município.

Entre as principais ações do plano municipal está o dia “D” de combate ao Aedes Aegypti, marcado para o dia 27 de janeiro. A ação conta com a participação de todas as secretarias municipais, além do grupo os Desbravadores da Igreja Adventista do 7º dia.  José de Pinho destacou a importância de conscientização da comunidade. “Como ainda não dispomos de uma vacina para o Zika, chikungunya ou dengue, o poder público tem que unir esforços na ação mais eficaz que temos hoje, que é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti”, frisou o secretário.

O secretário citou ainda como avanço o reforço dos agentes comunitários de saúde, que, se juntem aos agentes de combate às endemias para ampliar e intensificar a orientação à população sobre o combate ao mosquito nas residências.

Durante a reunião também foi destacada a importância da mobilização social e dos meios de comunicação. “A prevenção e o combate à proliferação do mosquito transmissor destas doenças passa pela conscientização e mobilização de toda a sociedade”, disse.

O secretário destacou que o acúmulo de lixo (entulhos em fundo de quintal) está entre os principais fatores que contribuem para a proliferação do mosquito. “Esse é um esforço cotidiano de cada cidadão e também do poder público visando a eliminar o acúmulo de lixo e recipientes que possam juntar água parada e servir como criadouro do mosquito”, concluiu.

Medidas de prevenção contra o mosquito.

Atualmente o município de Afonso Cunha não foi infestado pelo Aedes aegypti. No combate a ele, a população pode adotar alguns cuidados simples em suas casas e pátios, com o objetivo de diminuir e evitar potenciais recipientes para o desenvolvimento das larvas do inseto. Deve-se, principalmente, evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz. Entre as principais recomendações, destacam-se:

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões,
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo,
- Guardar pneus sob abrigos,
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,
- Manter lixeiras fechadas e
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.