Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afonso Cunha e o Governo do Estado realiza mobilização para as inscrições no Programa CNH Rural. O trabalho de mobilização está sendo coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e ocorrerá em 211 municípios maranhenses. As ações serão realizadas por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) que intensificarão o trabalho que já está sendo desenvolvido para informar a população sobre o que é preciso fazer para se inscrever no programa e os respectivos benefícios.
Para esta edição foram abertas 2.100 vagas que vão beneficiar trabalhadores rurais de baixa renda. De forma totalmente gratuita, eles terão acesso a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite dirigir motos. Para participar do Programa CNH Rural, os candidatos devem ter mais de 21 anos de idade e ensino fundamental completo, além de residir na zona rural do estado e exercer atividade rural. As inscrições vão até o dia 17 de junho. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.detran.ma.gov.br/cnhrural.
Além dos servidores de todas as Ciretrans, a divulgação das informações sobre o CNH Rural também contará com a ação de parceiros como a Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), Sindicatos Rurais, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e prefeituras. Serão realizadas palestras, reuniões, distribuição de panfletos e divulgação em rádios, televisões e jornais impressos. Durante a conversa com as equipes, os trabalhadores rurais poderão tirar dúvidas e realizar suas inscrições no programa.
As inscrições tiveram início dia 02/05/2016 e vai até as 23h 59min do dia 17/06/2016. As Informações prestadas no formulário próprio de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se o DETRAN/MA, por meio da Comissão Gestora do Programa, o direito de excluir aquele que não preencher o formulário de forma correta e/ou que fornecer dados comprovadamente inidôneos.
Maiores informações: procure a Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, situada na praça da Comunidade.