(Candidato Arquimedes: Foto TRE)
O candidato a prefeito pelo (PTB), do município de Afonso Cunha, está processando o Editor e Diretor do Blog Portal Afonso Cunha, de propriedade do José Barros Fonseca, por DANO MORAL.

Segundo Arquimedes, o blog estaria denegrindo a sua imagem, a honra subjetiva e a honra objetiva, após a publicação de algumas matérias: que o blog desmente o candidato a prefeito em uma matéria: Candidato diz ser empresário, mas só declara ter uma aplicação financeira e uma caminhonete.

Não existe nas matérias veiculadas e apontadas na presente Representação elementos objetivos suficientes à caracterização da alegada intenção de beneficiar determinado candidato, ante a ausência de veiculação, ainda que dissimulada, de informações aptas a posicionar quem quer que seja em situação de vantagem ou desvantagem.

“É lamentável ver o Judiciário ser incomodado por um trâmite de um processo sem fundamento e sem finalidade. Quando fiz a matéria não mencionei palavrões, ou palavras que não existiam no dicionário brasileiro. As críticas podem ser negativas ou positivas, pois estava falando de fato público e notório, pois ambos os fatos aconteceram em local público. Emitir opinião, qualquer pessoa pode, independente de ser no rádio, site, Blog, jornal, revista ou televisão. A interpretação é pessoal, cada um pensa segundo a sua intelectualidade”.

“O Portal Afonso Cunha desde que fez sua primeira publicação no dia 09 de fevereiro de 2011, vem prestando um serviço de qualidade ao município de Afonso Cunha e todo o Estado do Maranhão. Com a necessidade de ter um meio de comunicação na internet em Afonso Cunha criamos essa página, que hoje conquista o sucesso. Através deste espaço conseguimos amenizar e solucionar vários problemas de pessoas da comunidade afonsocunhense, mobilizando órgãos públicos”.

“Pessoal, ter um blog é algo pessoal e uma forma de exercitar a liberdade de expressão. Não há nada que possa obrigar o blogueiro a emitir opinião neste ou naquele sentido. (…)"
Frase de Israel Nunes, que é professor universitário, procurador federal, doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e autor do livro "Servidores Públicos: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais" (Editora Nelpa, 2009).

O blogueiro Samuel Bastos que trabalha para o candidato comemorou: E aquele blogueiro da região que foi acionado na justiça pelos impropérios que diz como se fosse o dono do mundo? Pois é, logo, logo deve receber outras notificações judiciais para responder na justiça os ataques pessoais que profere para tentar mostrar serviço. Vamos ver se o patrãozinho vai ajudar ele nas indenizações”.