Resultado de imagem para TFD
Pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Afonso Cunha, reclamam do atraso excessivo no pagamento desse benefício. Criado em 2009, o TFD tem como objetivo ajudar pacientes que em razão de alguma doença, buscam tratamento que não conseguiram ter acesso no Município.
Marinalva Vieira da Conceição, de 44 anos, que faz Quimioterapia e Radioterapia, saiu de Afonso Cunha e foi para capital São Luís há mais de dois meses. Ela se cadastrou, mas desde que chegou a São Luís para realizar o tratamento, não recebe regularmente o benefício e tem que se manter com as próprias condições, além de ajuda financeira de familiares e amigos.
De acordo com a filha da paciente, hoje o Município não está preocupado com as causas da paciente. “O prefeito não tem idéia da falta que esse benefício faz para quem está fora de casa. Aqui minha mãe tem que se manter comprar comida, material de higiene, medicação, entre outros, e isso acaba dando custo maior para ela se manter”, afirmou Edineide, filha da paciente.
Resultado de imagem para analidia bacelar
Sec. de saúde Analídia Bacelar ao lado do irmão, Pref. Arquimedes Bacela
“Além disso, está bem desorganizado. Eles pagam quando querem. Eu quero apenas o que é direito, quero receber no cronograma correto. Recebeu apenas os primeiros 15 dias e depois não mais. Entrei em contato, mas eles não me responderam. A assistente social do hospital onde minha mãe está manda a solicitação e nada”, reclamou.
Em sua página do facebook a filha da paciente desabafou, “Alô, secretaria de saúde de Afonso cunha. Ha 2 meses nunca colocou o dinheiro TFD da minha. Mãe.. Gente, isso pode acontecer? Esse dinheiro ñ sai do bolso dela...
#segunda_feira_estarei_procurando_os_direitos_da_saude_da_minha_mãe
#Revoltante.
Outros Pacientes de Afonso Cunha sofrem com esse mesmo problema, mas desistiram de buscar o benefício, pois estão cansados de não receber resposta.
Outra paciente que precisava de uma cirurgia de urgência foi abandonada na UPA de Caxias e foi salva graças a uma pessoa que apareceu no momento certo e removeu a mesma para ser operada em outro hospital, conforme relatos da irmã que detonou a secretária de saúde Analídia Bacelar irmã do prefeito Arquimedes Bacelar. “Estou contigo Edineyde Fonseca... Essa mulher como secretaria de saúde é uma merda... Não entende porra nenhuma de saúde Ela ta brincando com a vida das pessoas... Essa mulher ai ... Essa tal de secretaria jogou minha irmã na upa em Caxias e la deixou ... jogada... Precisava fazer uma cirurgia de emergência. ... Se não fosse um anjo aparecer e tirar ela d la ela hje não estaria viva... Mentirosa ... E ainda anda contando vantagens ... Mentindo ... so isso ,q ela sabe fazer... Mentir... Coisa feia reprica de secretária ... Se essa mulher continuar na frente da saúde coisas piores irão acontecer ...Em nossa cidade ... E se quiser vim atrás de mim assim como foi atrás da Edina Célia tomar satisfação ...estou a disposição... Faz dias... Assim como eu estou te odiando ... por ai tem muitos... Revoltados. Disse Jacqueline.