Resultado de imagem para arquimedes bacelar kiel martins
Prefeito Arquimedes Bacelar
No dia 07 de maio de 2017 o Prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar (PTB), visitou a escola Dep. Gastão Dias Vieira conforme reportagem do blog do (Samuel Bastos), e prometeu uma série de benefícios para os alunos da rede municipal de ensino, dentre as promessas, Arquimedes prometeu o café da manhã reforçado para os alunos da zona rural, projeto esse, implantado pelo ex-prefeito José Leane no primeiro semestre de 2009 até dezembro de 2016, sendo extinto pelo atual prefeito no início de sua gestão.

Veja os prints da postagem
É que o café da manhã desceu pelo ralo, agora o prefeito alega não ter verbas para a merenda escolar e por isso, o seu secretário de educação Milton Bastos anunciou que os alunos da zona rural terão que ir pra escola é a tarde e os da cidade pela manhã.

A merenda escolar é a principal refeição do dia. Em alguns casos, é a única. Nossa reportagem foi procurada por diversos pais e alunos que denunciaram o caso. Fomos informados por professores que as salas de aulas das escolas  da sede do município estavam vazias na manhã desta segunda-feira, 14 de agosto e que os alunos que compareceram reclamaram da mudança de turno.

Ônibus superlotados e alunos revoltados

As aulas tiveram encerramento no início de julho de 2017, tempo suficiente durante o período de férias para consertarem os ônibus escolares, mas preferiram deixar de lado a manutenção. Mas o que chama atenção é que diversos ônibus se encontra há dias quebrados e os únicos que funciona chegam superlotados com alunos da região da localidade Boa Esperança.

O programa chama-se CAMINHO DA ESCOLA, e infelizmente o ônibus está parado em uma oficina ao sol e chuva. Será se é por falta de dinheiro? “Acreditamos que não, pois todos os meses a prefeitura de Afonso Cunha recebe muita grana para realizar os serviços, imaginem um simples como esse”, disse o pai de um estudante que não quis se indentificar temendo represálias.
O clima está tenso entre motoristas e alunos de escola em Afonso Cunha. Motoristas de ônibus escolares que está levando além do número permitido que é de 48 passageiros estão sendo obrigados a deixar alunos pelo caminho por falta de espaço no veiculo, por isso vem sofrendo pressão por parte de pais de alunos, que estão sem estudar por falta de transporte.
Pais também denunciam que tem ônibus levando cerca de 86 alunos, muito além da capacidade permitida. Esse incidente foi só o transbordo de um problema que vem se arrastando nesse ano, no tocante ao transporte de estudantes do educandário afonsocunhense.