A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água
Praça Benedito Leite em fase de revitalização
Recentemente um radialista brejense publicou em seu Facebook uma foto da nova praça Benedito Leite ainda em construção ao lado da antiga praça tirada do alto de um drone e beneficiada com a iluminação que dar um aspecto deslumbrante. Mas é necessário dizer que a praça só estava bonita mesmo do alto, de onde não se via os bancos quebrados, os postes sem lâmpadas ao entorno da estrela, o chão todo rachado e inúmeros problemas estruturais. Durante os quatro anos da gestão anterior a praça nunca passou por uma digna reforma, nada que melhorasse a estrutura. No máximo uma demão de cal no mês de Julho e outra em novembro. Quem tem fotos guardadas no celular ou uma boa memória deve lembrar que o trecho em frente ao Cândido Mendes ruiu todo e quem arrumou não foi a Prefeitura. A situação era calamitosa. A infraestrutura estava tão deteriorada que apenas reparos pontuais seriam ineficazes. Ninguém coloca remendo de pano novo em vestido velho. A melhor alternativa e mais sensata seria o que foi feito: recomeçar do zero e fazer uma nova praça.

Sabemos que estabelecemos com a antiga praça uma relação afetuosa devido as muitas lembranças que temos de momentos de nossas​ vidas que ali se passaram. Do mesmo modo o antigo areial que ali existiu deve ter deixado saudades para os mais velhos assim que resolveram lançar cimento sobre tudo e fazer a praça na década de 60. A memória das pessoas daquela época ficaram soterradas debaixo do cimento. A nossa lembrança, construída sobre a saudade dos outros, também se foi com a praça que ali estava até alguns meses atrás. Agora é o momento de outras pessoas construírem suas memórias com a nova praça. Um modelo mais moderno que segue a tendência de outros espaços públicos de convivência e lazer. O objetivo de deixar mais amplo e mais limpo é otimizar o uso do espaço para eventos abertos. Isto não era possível com o outro modelo que ocupava o espaço com o abrigo e os canteiros. Eventos noturnos serão possível a partir de agora.

Muito se polemizou a respeito das árvores​ que foram removidas. Uma das razões é que cresceram nos canteiros acima do nível do solo. Com a demolição dos antigos canteiros as raízes ficariam expostas acima no nível da praça. Mas um plantio de mudas de plantas será feito na conclusão do projeto. Em pouco tempo o verde voltará a tomar o espaço.

Nunca Brejo recebeu uma obra dessa magnitude e que recaracteriza totalmente um espaço que antes estava fadado à ruína devido ao descaso da gestão anterior. Ao invés de cal aqui e acolá, a Prefeitura e o Governo do Estado resolveram o acumulado de décadas de problemas​ de uma única vez. A única coisa semelhante que o governo passado fez foi construir uma escadaria, mas que ao invés de ajudar somente atrapalhou. Impediu o rápido acesso ao Hospital e prendeu os moradores do morro em suas casas impedindo-os de possuírem veículos, e sem consultar os moradores do morro. A oposição sofre de que? Cegueira ou amnésia?