A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno
O Prefeito de Brejo José Farias de Castro e a Secretária Anna Cláudia participaram na última terça-feira, 12, do movimento municipalista para solucionarem obras paralisadas das creches, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

Além dos ministros do Tribunal Augusto Nardes e Walton Alencar, estiveram presentes o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, o secretário de controle externo da Educação, da Cultura e do Desporto do TCU, Ismar Cruz, o secretário de Fiscalização de Infraestrutura Urbana do TCU, Bruno Martinello, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, presidentes de entidades municipalistas estaduais e prefeitos que acompanharam os debates.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O presidente da Confederação ressaltou a dramática situação dos Municípios brasileiros, que esbarram em altas contrapartidas, visível também na área de Educação. “Precisamos regulamentar essa federação. Todo o problema do país reside aí. Vejam quantas obras estão perdidas, por causa desse modelo destorcido”, afirma.

Para Ziulkoski, os Municípios são parceiros na execução das políticas públicas e, portanto, precisam ser ouvidos. “Quem é o parceiro da União na execução dos programas todos? Não é o Município? E por que os Municípios não são ouvidos quando se decide algo”, questionou.

José Farias teve um encontro reservado com o presidente do FNDE e com a Secretária Anna Cláudia sobre o restabelecimento de obras como as duas creches na sede do município, a escola no povoado Forquilha além de varias quadras esportivas que encontram - se paralisadas. “Nosso compromisso é o restabelecimento das obras para ampliar a oferta de matrículas na educação básica além de ampliar os espaços destinados a práticas desportivas”, ressaltou José Farias.