Por: Pedro Portela

Antenor Vieira de Moraes, filho de Alcides Moraes e de Anna Vieira de Moraes, nascido no dia 17 de janeiro de 1929 e falecido no dia 20 de setembro de 2012, na cidade de Brejo, Maranhão. Casou-se com Iracema Martins Ferreira em 22 de fevereiro de 1962, com quem teve cinco filhos: Freud, Bergson, Simone, Cristiane e Demilson.

 Iniciou os estudos em sua cidade natal, onde concluiu o curso fundamental no colégio Ateneu Costa Bacelar no ano de 1944. No ano seguinte, foi estudar na cidade de Parnaíba, Piauí, ingressando no colégio Parnaibano, onde estudou até 1948. Em 1949, ingressou no Colégio Diocesano onde iniciou o curso colegial. Em seguida, foi transferido para a capital do Maranhão, onde concluiu o curso colegial no Colégio São Luís no ano de 1951. Em 1952, foi aprovado no vestibular da Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Luís, em que foi diplomado como Cirurgião-Dentista em 1954.

 Antenor Moraes dedicou todo o seu profissionalismo aos seus conterrâneos e conciliou, com muita competência e seriedade, o trabalho odontológico com funções administrativas. E assim como outros filhos ilustres do Brejo, que buscaram uma formação acadêmica em outros lugares e voltaram para dar sua contribuição aqui, ele também teve uma passagem pela docência. Foi professor de Matemática e Ciências no Ginásio Brejense por uma década, a partir de 1958.

 Em 1957, foi contratado para trabalhar como Secretário do Ginásio Brejense, exercendo a função até 1972, quando passou a ocupar a função de Diretor. E esteve na direção do Centro Educacional Cenecista Brejense até o ano de 1998.

 Foi eleito Prefeito Municipal de Brejo para o mandato de 1966-1970. E fez história. Ficou conhecido como o administrador mais sério que já passou pela prefeitura. Ele pagava pessoalmente os servidores municipais e fornecedores. Não há registro de escândalos no seu governo. E não houve prática de nepotismo nem de ostentação. 

 Em 1970, passou a presidir a Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo, entidade filantrópica que ajudou a construir e que prestou relevantes serviços médicos a todos os brejenses.

 Antenor Moraes teve também uma breve passagem pela Câmara Municipal onde exerceu a função de Vereador nos anos de 1971 e 1972. O mandato não foi concluído porque a Câmara foi fechada por conta da ditadura militar. Entre os anos 1972-1983, ele prestou serviços ao Governo Estadual como Cirurgião-Dentista, em convênio com o Polonordeste, através da Secretaria de Estado da Saúde. Exerceu também a função de Diretor da 18ª Região de Saúde, sediada em Brejo entre os anos 1982 e 1983.

 Além dos serviços odontológicos particulares realizados na sua clínica na Rua Gonçalves Dias, exerceu também a função de Cirurgião-Dentista no Sindicato Rural de Brejo e na Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo.

 A última função pública que exerceu foi de Diretor Administrativo do Hospital Municipal Dr. Antenor Vieira de Moraes, entre 29/01/2003 a 30/12/2004 e de 2009 a 2012, que funcionou no antigo prédio da Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo.